Felicidade em três verbos inaugura hoje, às 20hs   1 comment

Leandro Selister inaugura exposição hoje, às 20h, na  72 NY Gallery

A felicidade à moda Leandro Selister surge da conjugação de três verbos: morrer, amar e viver. A transformação dessas três palavras em imagens pode ser vista na exposição que abre hoje, às 20h, na 72 NY Gallery (Nova York, 48).

O artista fala da felicidade a partir da morte, apresentando duas formas de encará-la. Na primeira etapa, são dez fotografias, tiradas em uma das viagens de Selister a Buenos Aires. No local, ele visitou o Cemitério da Recoleta e fotografou as portas dos mausoléus argentinos. Depois, foi a vez de transformar essas fotografias em desenhos e sobrepor grafites eletrônicos (adesivos decorativos) multicoloridos. “Não é porque é o fim da vida que a morte tem que ser encarada como algo ruim, as pessoas precisam enxergar que isso é apenas uma certeza e aprenderem a viver intensamente”, opina ele.

Essa clareza sobre a vida, consequentemente, refletida em suas obras, faz parte de um processo iniciado 11 anos atrás. Quando Selister escreveu um texto sobre o assunto que, basicamente, dizia que a felicidade não existia. “O que existe de fato são momentos felizes, é preciso entender e aceitar isso para poder viver também momentos de tristeza e melancolia”, conta ele. Ele acrescentou a esse questionamento leituras sobre filosofia e budismo. Entre elas estava a obra de André Comte-Sponville A felicidade, desesperadamente, cujo “desesperadamente não é no sentido de desespero, é sim de não esperar para agir”, conforme explica Selister.

Para tirar da zona de conforto ainda mais o público, os painéis serão acompanhados por um vídeo (de três minutos) realizado em parceria com Gaby Benedyct. Os dois foram à Feira do Livro, explicaram o projeto e indagaram as pessoas sobre o que é para elas a tal felicidade. Segundo ele, uma criança de 12 anos, por exemplo, respondeu que é ter uma casa própria. “Descobrimos que não existe uma fórmula para felicidade, se existisse eu a daria para todo mundo. Cada um é feliz à sua maneira”, comenta.

A exposição, originalmente inaugurada em Caxias do Sul por um convite da casa de cultura da cidade, surgiu de um desejo de união. “Eu queria fazer um trabalho que casasse com as duas coisas que faço”, diz ele, se referindo aos projetos em adesivos voltados à arquitetura e a fotografia, formação inicial do artista.

Entretanto, mais do que mostrar as imagens esteticamente, Selister busca na exposição provocar uma reflexão sobre a vida e quais as alternativas que as pessoas buscam para serem felizes. Ele já encontrou a sua própria fórmula: “Eu não tenho mais carro, eu só uso táxi, o legal é que além de não ter o estresse de dirigir, oportuniza conversar com os motoristas, ou seja, olhar o outro, ter esse contato que faz a diferença no cotidiano”. E neste momento em especial, Selister conta que está felicíssimo, pois foi contemplado com o financiamento do Fumproarte para a criação do livro A tempo, atento ao tempo, que reúne sete anos de seus trabalhos em fotografia, onde aparecem sequências de imagens, como o ciclo de vida de uma rosa e de pássaros. O lançamento está previsto para o ano que vem. “Eu sei que vou morrer algum dia e, por isso, estou agindo intensamente, fazendo o que eu acredito, amando e sendo feliz”, completa ele, convidando o público a compartilhar dessa felicidade, de terça a sábado, das 19h às 24h.

foto de Ana Paula Aprato
texto de Michele Rolim

Felicidade, de Leandro Selister

Visitação: de terça a sábado das 19h às 24h, até 15 de janeiro de 2011.
72 NY Gallery: Nova York, 48
Entrada franca

Fonte: Jornal do Comércio RS, notícia da edição impressa de 02/12/2010. http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=48074
Anúncios

Publicado 03/12/2010 por Isabella Carnevalle em Criação, Notícais

Uma resposta para “Felicidade em três verbos inaugura hoje, às 20hs

Assinar os comentários com RSS.

  1. Que bom que existem pessoas com esta capacidade de realizacao e auto realizacao. Isto e’ estimulante.
    Parabens. Marcia.

    Marcia De Antoni

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: