Mr. Brainwash é processado por copiar imagem   Leave a comment

Mr. Brainwash

O artista de rua que se tornou mundialmente conhecido no documentário do controverso Banksy, “Exit Through the Gift Shop”, Thierry Guetta aka Mr Brainwash foi processado por alegadamente ter violado os direitos de autor num trabalho seu.

O trabalho em questão é uma fotografia da banda norte-americana de hip-hop, Run DMC, fotografada em 1985 por Glen Friedman e usada por Mr Brainwash, sem autorização, em muitos dos seus trabalhos, quadros, posters, postais e material promocional para a sua primeira exposição em 2008, em Los Angeles.

O fotógrafo Glen Friedman não gostou e instaurou um processo contra o artista. Ao jornal “The Art Newspaper”, Douglas Linde, advogado de Friedman, disse que o fotógrafo tem direito a uma parte do lucro da exposição, uma vez que a sua imagem é que foi usada para promover o evento. Por isso, o fotógrafo pede agora “uma indemnização pelos danos causados ao seu negócio, pelo desvio de comércio e consequente perda de rendimentos e lucros, bem como pela apagamento do valor dos seus direitos”.

Por seu lado, Mr Brainwash nega as acusações, alegando “fair use” (uso justo), previsto na lei americana e que permite a reprodução limitada de trabalhos protegidos com os direitos de autor para fins satíricos e de paródia.

Mr Brainwash, cujo percurso pode ser conhecido no filme de Banksy, usa imagens da cultura pop, transformando-as e pintando-as de uma forma muito característica, lembrando artistas como Andy Warhol, que na sua altura também foi alvo de acusações semelhantes.

Este tipo de conflitos têm sido muito frequente na arte, principalmente na arte de rua, que tem ganho cada vez mais mediatização. No passado Janeiro, o artista Shepard Fairey, amigo de Mr Brainwash, chegou a um acordo económico, do qual não se conhecem os valores, com a agência AP por ter usado uma fotografia que Mannie Garcia tirou ao rosto de Obama em 2006. Fairey pegou nessa fotografia e transformou-a, com cores, no famoso poster “Hope”, popularizado durante a campanha presidencial.

Por Cláudia Carvalho

fonte: http://www.publico.pt/Cultura/mr-brainwash-processado-por-copiar-imagem_1484862
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: