Julia Cameron e seus retratos…   2 comments

Julia Margaret Cameron (1815-1879), muito conhecida por seus portraits. Para ela a figura humana era o ponto central de representação de idéias, emoções e narrativas.

Comentário e seleção da imagem de Fernando Rabelo.

Fonte: facebook de Fernando Rabelo, dia 09 de maio às 14:33hs.

JULIA MARGARET CAMERON (Inglesa)

Nascida em Calcutá, India, no dia 11 de Junho de 1815, estudou em Paris e depois transferiu-se para a Inglaterra. Em 1838 retorna a India e se casa com Charles Hay Cameron.

Aproxima-se da fotografia com a idade de quarenta e oito anos e após alguns anos já expõe os seus trabalhos nas mais importantes galerias londrinas. Trabalha na ilustração da obra “Idylls of the King” de Tennyson e no “Annals of My Glass House”. Em 1875 retorna a India e morre em Ceylon no ano de 1879.

Uma coletânea de suas fotografias se encontram na “National Portrait Gallery” de Londres. O alto nível social da Artista, permitia-lhe a amizade com grandes personalidades do mundo das artes e da literatura da época Vitoriana. A sua fama, sempre crescente, permitia-lhe fotografar as mais notáveis personagens da época, não a impedindo, também, de fotografar parentes e até mesmo os seus próprios empregados.

Não a interessava muito o aspecto técnico da fotografia (chegou até mesmo a ser acusada de não saber colocar em foco as imagens), mas cuidava ao máximo do lado estético e psicológico do sujeito fotografado.

Os seus retratos espelham, sem sombra de dúvida, a tendência da corrente pictória romântica do momento, a assim dita Pré-Rafaelita. Um exemplo típico é o retrato de Alice Liddell, titulado “Alethea” e “Kiss of Peace”. Famosíssimas as suas fotos “Composition” de 1865 e “Mrs. Herbert Duckworth”, de 1867.

fonte: http://www.ocaiw.com/galleria_fotografi/index.php?lang=pt&author=cameron
Anúncios

2 Respostas para “Julia Cameron e seus retratos…

Assinar os comentários com RSS.

  1. Isabella, adorei seu blog!!! nunca trabalhei com cianotipia e não vejo a hora de me aventurar, estou atualmente com um blog sobre a goma http://gomabicromatada.wordpress.com/ e adoraria ter seus comentários, críticas e tudo mais…abraços e parabéns pelo trabalho.

    • Olá!
      Bacana saber que curtistes o blog e te interessas pelas técnicas antigas de impressão. Como já tens experiência com a goma, acredito que não terás dificuldade com a técnica da cianotipia, pois ela permite mais tempo para interagir com o material. Vou espiar teu blog sim. Bjos e bom navegar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: