Palacinho é transformado em Centro Cultural e fototeca em Porto Alegre   Leave a comment

 

Residência dos vice-governadores resguardará o passado fotográfico do RS

Palacinho será transformado em Centro Cultural e fototeca<br /><b>Crédito: </b> Mauro Schaefer

Moradia e local de trabalho dos vice-governadores a partir de 1971, o Palacete Santo Meneghetti, conhecido como Palacinho, transformou-se, nesta quinta-feira, no Centro Cultural Palacinho – Fototeca do RS. Assinado pelo governador Tarso Genro, o decreto visa oferecer o patrimônio histórico-cultural ao público gaúcho e ampliar a exposição para outras regiões da cidade.

Com a presença de secretários de Governo, fotógrafos e representantes culturais, o ato marcou o início da transformação do prédio em um centro cultural. A primeira-dama e idealizadora do projeto, Sandra Genro,  explicou que a ideia é buscar incentivos por meio da Lei Rouanet e aumentar o acervo fotográfico com obras do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa. “O Hipólito já está lotado de documentos de toda parte do cinema. Então a parte da fotografia vai vir para cá e, a partir de hoje, nós já estamos com projetos de comprar acervos fotográficos que estão em mãos particulares”, salientou.

A primeira-dama anunciou que o Executivo negocia a compra de 1,5 mil negativos de vidro do início do século XX, cujo proprietário detém as obras há meia década. “Estamos com negociações avançadas pra comprar esse acervo e, a partir daí, dar o pontapé inicial pra conseguirmos trazer a memória toda para cá”, projetou. Além de garantir maior visibilidade ao prédio, incentivar o acesso à memória fotográfica do RS e realizar obras de restauro do local, o Governo do Estado pretende promover oficinas e encontros. “Queremos trazer fotógrafos aqui para dentro, o setor acadêmico, os alunos de todas as universidades que quiserem fazer convênio conosco”, destacou.

Tarso lembrou que o objetivo do governo é promover ações transformadoras que sejam compartilhadas por todos. “Trata-se de integrar a Secretaria da Cultura e potencializar as suas ações num programa de transformação social, econômica e política do Estado”, disse. O secretário da Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil agradeceu o apoio do Governo. “É um momento de alegria a criação desse espaço destinado à arte fotográfica.”

O projeto contemplará uma área de mostra permanente, outra de exposição temporária, além de biblioteca, auditório, estrutura para atividades educativas e de formação de mão de obra. O principal foco será a fotografia, para a conservação dos registros do Estado em sua história.

Em função da necessidade de adaptar o prédio às características da Fototeca e de torná-lo universalmente acessível, o Centro Cultural Palacinho só terá seu funcionamento pleno após o restauro do prédio, ainda em fase de captação de recursos. Por isso, assim como em 2011, a programação, em 2012, terá apenas atividades artísticas quinzenais abertas ao público. A fototeca já entrará em funcionamento a partir da assinatura do Decreto.

Fonte: http://www.correiodopovo.com.br/ArteAgenda/?Noticia=366759 – 01/12/2011 23:24 – Atualizado em 01/12/2011 23:31
Anúncios

Publicado 14/12/2011 por Isabella Carnevalle em Mercado, Notícais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: