Livro BEHIND PHOTOGRAPHS: Archiving Photographic Legends   2 comments

“A ideia do fotógrafo Tim Mantoani nasceu com a vontade de fazer conhecido do público comum os grandes fotógrafos por trás das imagens que marcaram a história. Fotografias como o retrato da menina afegã ou o homem do tanque de Tiananmen Square são fotos conhecidas, mas talvez nunca procuramos ver o rosto do fotógrafo que fez o registro.

Querendo mudar isso que Tim montou um livro com retratos de fotógrafos famosos segurando suas mais emblemáticas fotos. O livro “Behind Photographs: Archiving Photographic Legends” traz mais de 150 retratos.


É neste momento que a fotografia vive, onde todos tem uma câmera no bolso e fazem milhares cliques sem preocupação e entendimento, que Mantoani quer ajudar as pessoas a entenderem que fotos que ganharam o reconhecimento não foram por acaso. Ele quer fazer as pessoas entenderem que estas fotos são produtos de pessoas que dedicaram suas vidas inteiras à fotografia.

O livro é o primeiro passo para preservação e transmissão da história dos fotógrafos.”

Enviado por Francine de Mattos

Fonte: http://fotografeumaideia.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=2007&Itemid=137
Anúncios

Publicado 23/01/2012 por Isabella Carnevalle em Bastidores, Fotógrafos, História

2 Respostas para “Livro BEHIND PHOTOGRAPHS: Archiving Photographic Legends

Assinar os comentários com RSS.

  1. Achei a ideia genial, pois o fotógrafo fica numa espécie de penumbra que acaba ofuscando uma associação entre a fotografia e o seu criador. Por exemplo, a fotografia da menina afegã, com aquele olhar num misto de ternura, curiosidade e sofrimento, quando observada não se associa ao seu criador que passa a ser uma figura que não se prende à obra criada. Óbvio que nenhuma criação quando passa a ser famosa fica presa a pessoa que a criou, ingressa num mundo a parte e incorpora sua prória autonomia. Por isso, achei uma forma ousada e diversa, onde o fotógrafo é associado à sua própria produção.

    Evandro chies machado
  2. Bacana né!? Acho que se expandem horizontes ao termos autor e obra juntos. E o fotógrafo do livro – Tim Mantoani – parece que foi bem feliz na escolha das poses e expressões, pois pelo que dá para ver nesta pequena amostra, mesmo passado tanto tempo entre o registro e a imagem do autor e obra, eles estão conectados. São gestos, expressões, detalhes que “denunciam” a autoria. Bem legal!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: