Uma cena sem imagens…   Leave a comment

“Esta postagem é sem fotografia, explico por que. Em dezembro de 1997, o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado concedeu uma entrevista para a revista Playboy contando a história do dramático dia em que se esqueceu de colocar o filme na máquina. “Um dia, em 1976, no encerramento de um torneio de golfe em Paris tinha um senhor perto de mim, comecei a conversar… e era o rei Leopoldo da Bélgica. Ficou meu amigo. E, como ele era a figura mais importante do torneio, pediu ao pessoal para me dar todo o privilégio na fotografia. Onde era aberto para todos os fotógrafos, todos iam, mas aonde não ia, ia eu. No dia do encerramento, o [americano] Arnold Palmer, que na época era o grande campeão de golfe, subiu no segundo andar da Torre Eiffel para dar uma tacada. Onde a bola caísse ia ser construído um monumento ao golfe. Nenhum fotógrafo foi admitido, só eu, da agência Gamma. Cheguei meio atrasado na minha motoquinha, todo o mundo me esperando, mas tudo ótimo, eu era amigo do rei. O Arnold Palmer perguntando: “Está preparado?” Coloquei uma [lente] 24 mm e falei: “Pode ir”. Como único fotógrafo presente, eu era obrigado a ceder fotos para as outras agências, porque afinal era um evento que tinha que ir para a imprensa. Fiz uma série com motor, peguei a motoquinha, cheguei na Gamma e comecei a rebobinar o filme. Rebobinava, rebobinava — e o filme não acabava. “Tem alguma coisa errada”. Entrei numa câmara escura e… não tinha filme na máquina!”, afirmou Salgado.”

Fonte:  Postagem de Fernando Rabelo em rede social
Publicado 16/02/2012 por Isabella Carnevalle em Bastidores, Fotógrafos

Etiquetado com

Deixe um comentário

