As cores de Sergey Prokudin-Gorsky   Leave a comment

por Alexandre Belém

Na virada do século 19 para o 20, a fotografia passava por um período de consolidação e surgimento de novas técnicas. O cenário era dominado pelas fotos preto e branco. Longe dos centros clássicos da fotografia – como Estados Unidos, Inglaterra e França – o fotógrafo russo Sergey Prokudin-Gorsky (1863-1944), que também era químico, desenvolveu uma técnica pioneira, usando placas de vidro sensíveis com cor, para capturar imagens coloridas.

Entre 1905 e 1915, Sergey Prokudin-Gorsky cruzou o império russo de trem. A empreitada teve o patrocínio do czar Nicolau II e do Ministério dos Transportes. Em 1948, a Biblioteca do Congresso Americano comprou da família Prokudin-Gorski os milhares de negativos em placas de vidro e vários álbuns.

Neste mês, este rico acervo acaba de virar um livro e uma grande exposição chamada “Nostalgia”, em Berlim, Alemanha. É a primeira vez que estas fotos serão expostas na Europa. Neste post, mostramos algumas das 250 imagens que foram restauradas para a exposição.

* Em agosto de 2010, foi publicado, no site de VEJA, a galeria Rússia em cores, há um Século com algumas fotografias de Sergey Prokudin-Gorsky logo após a Biblioteca do Congresso Americano divulgar o acervo digitalizado.
FONTE: http://veja.abril.com.br/blog/sobre-imagens/historia/sergey-prokudin-gorsky/
Anúncios

Publicado 17/10/2012 por Isabella Carnevalle em Fotógrafos

Etiquetado com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: