Tiragem | Cópias autorizadas de uma mesma imagem   Leave a comment

IMG_20130607_151131_086-2

Galeria do f/508

Quando um fotógrafo decide imprimir ou copiar sua obra em tiragens, há certos procedimentos que devem ser seguidos, o que pode gerar algumas dúvidas. O fotógrafo trabalha uma matriz digital ou analógica com o propósito de reproduzir a imagem criada em tiragem de exemplarem idênticos, cuja impressão ou cópia é feita diretamente do negativo ou arquivo digital por um laboratorista ou impressor especializado, sob orientação e aprovação do autor.

Sugerimos a possibilidade de tiragens em 3 formatos de papel:

24x30cm _ 10 exemplares
30x40cm _ 07exemplares
50x70cm _ 05 exemplares

Outros formatos e tiragens para exposições, podem ser feitas de acordo com o contrato entre galeria e/ou representante comercial e o autor.

As imagens selecionadas para as tiragens devem ser exclusivas para cada série, foto isolada ou projeto, sendo elaborado um contrato para garantir sua venda e tiragem exclusiva.

As tiragens recebem uma numeração para controle, sendo:

PA – Após aprovar uma cópia o fotógrafo tira no máximo 02 provas para verificação da qualidade que são chamadas P.A (Prova do Autor).

BPI e PI – Ao chegar ao resultado desejado é feita uma cópia ” bonne à tirer ” (boa para imprimir – B.P.I.). A cópia aprovada é numerada como PI  (prova do impressor).

Galeria do f/508

Galeria do f/508

TIRAGEM NUMERADA

A tiragem final deve ser aprovada pelo fotógrafo, que, então, assina a lápis, coloca a data, o título da obra e numera a série ou usa um selo/colofon assinado pelo fotógrafo.

Encontra-se normalmente em um colofon as seguintes informações:

•       o nome e assinatura do autor;
•       o título da obra;
•       o  número de obras que compõem o álbum/série
•       o nome do impressor
•       o nome do editor;
•       o lugar e a data da impressão.
•       tiragem da obra
•       características técnicas da impressão : equipamento, tinta e papel. (para garantir credibilidade a permanência do material adquirido)
•       características da embalagem_álbum
•       certificado de garantia de origem e permanência

Finda a edição, aquele formato naquela tiragem se encerra. Em uma tiragem de 10 cópias, as obras são numeradas em frações : 1/10, 2/10 etc.

CÓPIA ISOLADA OU ÁLBUM (série de até 10  imagens)

A fotografia pode ser adquirida isoladamente ou em álbum de uma série que podem ter menor preço por formarem um conjunto de obras.

Galeria do f/508

Galeria do f/508

O descumprimento destas normas desvalorizam a obra e a credibilidade do autor junto à Galeria, seu representante e especialmente no mercado. O acordo sobre tiragem, preço e garantia de origem e qualidade devem ser formalizados em contrato entre o fotógrafo e seu representante comercial, que fará um acordo de percentual sobre a venda com a galeria em contrato comercial.

Fonte: http://f508.com.br/tiragem-copias-autorizadas-de-uma-mesma-imagem/

Comentário

Pois é, por um lado quanto menor a tiragem, maior o seu valor, por outro, reduz a possibilidade de cópias… Eu escolhi, por exemplo, num tamanho médio ( 20x30cm ) a tiragem de 30. Nos tamanhos maiores a tiragem é menor e nos tamanhos menores eu aumento a quantidade. Ah! Também levo em conta a importância da imagem. As que fazem parte de ensaios ou projetos, eu valorizo mais…

Isabella

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: