No ar… Portal Brasiliana Fotográfica!   Leave a comment

10952465_513160175491927_7695263168509006276_nPara quem gosta de fotografia histórica ( aliás, toda fotografia boa acaba um dia sendo histórica, não é mesmo? ) uma boa notícia: A partir de amanhã, dia 17 de abril, estará no ar o portal Brasiliana Fotográfica, brasilianafotografica.bn.br um espaço desenvolvido pelo Instituto Moreira Salles e Fundação Biblioteca Nacional, onde estarão concentradas as melhores imagens dos acervos do século XIX aos anos 1920 das duas instituições.

Cerca de 2000 fotografias foram selecionadas para dar início ao projeto com destaque para coleção Mestre do Século XIX, Coleção Gilberto Ferrez, Coleção Brascan 100 anos no Brasil, Coleção Pedro Corrêa do Lago e Coleção Dom João de Orleans e Bragança, oriundas do IMS . Já da Biblioteca Nacional, os conjuntos Coleção D.Teresa Cristina Maia (que está registrada no Programa Memória do Mundo da Unesco como patrimônio da Humanidade), álbuns contendo retratos de artistas brasileiros e estrangeiros, calotipias de A.Ribeiro e estereogramas de Revert Henrique Klumb.

A curadoria do projeto é dos queridos amigos Joaquim Marçal, incansável pesquisador do Departamento de Iconografia da Biblioteca Nacional e Sergio Burgi, coordenador da Fotografia do IMS, um dos maiores experts quando se trata de imagens históricas. Só pode dar certo!! Mais detalhes sobre essa contibuição a nossa fotografia é só ir no www.blogdojuanesteves.tumblr.com.

Fonte: postado por Juan Esteves em rede social

Anúncios

Publicado 20/04/2015 por Isabella Carnevalle em Não categorizado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: